Trabalhos

APRESENTAÇÕES DE TRABALHO

 

12 DE NOVEMBRO DE 2013 – 19:00

SALA:3Q109

19:00  19:15

Camila Turati Pessoa

Pais e educadores: identificando significados a respeito da relação família-escola

19:15 19:30

Paula Amaral Faria

Par educativo: revelando concepções de aprendizagem de crianças

19:30 19:45

Liliane dos Guimarães Alvim Nunes

Intervenções psicoeducacionais na educação infantil: a psicologia promovendo a

19:45 20:00

Vanilda Aparecida De Souza

Limites e as possibilidades das ações do plano de ações articuladas (par) para a educação inclusiva e especial

20:00 20:30

Debate das Apresentações

 

 

12 DE NOVEMBRO DE 2013 – 19:00

SALA: 3Q114

19:00  19:15

Silvana Rodrigues da Silva

O estresse vivenciado na disciplina de estágio supervisionado: perspectivas de um grupo de graduandos de enfermagem

19:15 19:30

Lavine Rocha Cardoso Ferreira

Inclusão escolar, síndrome de down, currículo, avaliação, pesquisa-ação.

19:30 19:45

Klênio Antonio Souza

Contribuições da Psicologia na construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Educação Básica

19:45 20:00

Flávia Pimenta De Souza Carcanholo

A educação financeira com crianças: um projeto para a construção de valores e um consumo consciente

20:00 20:30

Debate das Apresentações

 

 

12 DE NOVEMBRO DE 2013 – 19:00

SALA: 3Q113

19:00  19:15

Flávia Pimenta De Souza Carcanholo

A formação do aluno de pedagogia e a relação com a utilização de jogos matemáticos na educação infantil

19:15 19:30

Lásara Marcelle Dutra Machado

Acompanhamento psicopedagógico com uma criança de quatro anos em estado oncológico

19:30 19:45

Pérsia Karine Rodrigues Kabata Ferreira

Vitório Fé na vida: intervenções psicopedagógicas no contexto hospitalar

19:45 20:00

Ludmila Nogueira de Almeida

Psicopedagogia do espírito: a pedagogia e a psicologia espíritas unidas para a educação do ser integral

20:00 20:30

Debate das Apresentações

APRESENTAÇÕES DE TRABALHO

 

EIXO: PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIA EDUCACIONAL

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5OA 204

08:30 – 08:45

Lara Carolina Menezes

O pedagogo e os problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa de intervenção

08:45 – 09:00

Jaqueline da Silva Nascimento

As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino-apredizagem na educação infantil

09:00 – 09:15

Euzane Maria Cordeiro

Um estudo psicopedagógico sobre dificuldades de aprendizagem em matemática nos anos iniciais

09:15 – 09:30

Mariana De Lima Alves Hathenher

A música como possibilidade de intervenção psicopedagógica na construção do conhecimento do aluno surdo

09:30 – 10:00

Debate das Apresentações

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 1C 103

14:00 – 14:15

Maria Betânia Tenório Nunes

Os coordenadores cognitivos como referência no processo de intervenção: um estudo de caso

14:15 – 14:30

Cláudia Silva de Souza

Projeto afetividade e sexualidade na adolescência: intervenção em psicologia escolar

14:30 – 14:45

Mariana de Lima Alves Hathenher

Adaptações nas metodologias no ensino de música para surdos: uma reflexão sobre a intervenção psicopedagógica nesse contexto

14:45 – 15:00

Carla Beatriz Rodrigues Silva

Desafios à inclusão: a avaliação da aprendizagem de pessoas com deficiência no ensino regular

15:00 – 15:15

Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira

TDAH: a importância de um diagnóstico multidisciplinar

15:15– 16:00

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5OB 217

08:30 – 08:45

Fernanda Duarte Araújo Silva

Concepções de educação inclusiva de participantes do curso de atendimento educacional especializado para alunos surdos

08:45 – 09:00

Fernanda Duarte Araújo Silva

Formação docente para a educação de surdos: concepções de participantes do curso de atendimento educacional especializado para alunos surdos

09:00 – 09:15

Taynara Martins Resende

O intérprete da língua de sinais: Possibilidades de Desafios

09:15 – 09:30

Cristiane Da Silva Santos

Educação superior e alunos com deficiência: uma análise das ações das universidades brasileiras e portuguesas

09:30 – 09:45

Rosane Cristina De Oliveira Santos

Aulas de Libras e o Professor surdo diante de alunos ouvintes sem a presença do intérprete - breves relatos

09:45 – 10:00

Ingrid Gomes

Dialogando com a alteridade

10:00 – 10:15

Aídes Dos Santos Rodrigues

Desafios para implantação de atendimento educacional especializado para surdos

10:15 – 10:30

Marivania Xavier Cavalcanti

As questões étnicorraciais no espaço da educação infantil: um olhar sobre diversidade e a lei 10.639/03

10:30 – 10:45

Ana Abadia Dos Santos Mendonça

Educação inclusiva e alunos com deficiência mental

10:45 – 11:00

Sílvia Maria Aparecida Vitorino

TIC na escola: construindo uma proposta educomuni@tiva numa perspectiva midiática para uma educação inclusiva

11:00 – 11:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 – 14:00

SALA: 1C 104

14:00 – 14:15

Adriana Cristina De Castro Custódio

A implementação da lei n° 10.436/02 no contexto curricular das instituições de ensino superior

14:15 – 14:30

Juliana Vilela Alves

O núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas – napne do instituto federal do triângulo mineiro câmpus uberlândia centro: desafios de implemetação

14:30 – 14:45

Jordana Santos Kallas

O direito de acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior

14:45 – 15:00

Neil Franco Pereira De Almeida

Corpo, diversidade e inclusão: desafios para o ensino de danças urbanas na escola

15:00 – 15:15

Carla Barbosa Alves

A organização das práticas pedagógicas do atendimento educacional especializado: seus saberes e fazeres

15:15 – 15:30

Nélia Angélica De Araújo

Deficiência Intelectual: Atendimento Educacional Especializado e Sala Comum (Estudo de Caso)

15:30 – 15:45

Rutiléia Maria De Lima Portes

Desafios e perspectivas na utilização das tics no contexto educativo de crianças com deficiência visual

15:45 – 16:00

Bruna De Sá Vieira De Souza

Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento Educacional Especializado - CEPAE: Experiências no processo de Inclusão no Ensino Superior

16:00 – 16:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: DIDÁTICA, METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5OB 219

08:30 – 08:45

Sangelita Miranda Franco Mariano

O plano de ações articuladas - par como instrumento de planejamento público-privado da educação

08:45 – 09:00

Vinícius Vieira Silva

Pedagogia de projetos no contexto construtivista de educação

09:00 – 09:15

Camila Rezende Oliveira

A matemática e o lugar tecnológico nos anos iniciais: os PCN em foco

09:15 – 09:30

Taynara Martins Resende

A Biblioteca escolar: Espaço de participação, descobertas e ensino-aprendizagem

09:30 – 09:45

Guilherme Saramago De Oliveira

O ensino e a aprendizagem de geometria na educação de jovens e adultos

09:45 – 10:00

Maria Do Carmo Da Silva Santos

A filosofia na educação infantil: uma experiência

10:00 – 10:15

Keila De Fatima Resende

Avaliação numa escola de educação infantil: relato de experiência desse processo na infância

10:15 – 10:30

Márcia Regina Gonçalves Cardoso

Prática pedagógica na educação infantil o aprendizado das primeiras letras

10:30 – 10:45

Ana Paula Nogueira Paulino

Dança-educação: aspectos favoráveis à psicomotricidade no ensino fundamental

10:45 – 11:00

Lília Maria Mendes Bernardi

CUIDAR E/OU EDUCAR: concepções de Educação Infantil adotadas nas creches de Ituiutaba-MG

11:00 – 11:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: DIDÁTICA, METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 101

14:00 – 14:15

Vinícius Vieira Silva

A interdisciplinaridade além de uma organização disciplinar

14:15 – 14:30

Ana Paula Nogueira Paulino

Resumo/ dança-educação: aspectos favoráveis à psicomotricidade no ensino fundamental

14:30 – 14:45

Léa Anny De Oliveira Moraes

Perfil dos professores que atuam na biblioteca escolar da rede municipal de uberlândia

14:45 – 15:00

Raquel Pereira Soares

A inserção do jornal na sala de aula como recurso da aprendizagem da leitura

15:00 – 15:15

Ana Clara de Oliveira Queiroz

Jogo das interações no ensino médio: um instrumento de ensino-aprendizagem

15:15 – 15:30

Adriana Carolina Soares Dos Santos

A literatura e seu papel humanizador na alfabetização

15:30 – 15:45

Viviane Raposo Pimenta

 

Ensino e produção de textos: promovendo o hábito da leitura e da escrita por meio da aprendizagem significativa

15:45 – 16:00

Shirley Cristina Gonçalves Lopes

Estudos de recuperação através da educação a distância em um conservatório estadual de música

16:00 – 16:15

Ricardo Ferreira De Carvalho

Tecnologias digitais na educação superior: o uso do programa Scribus no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia

16:15 – 16:30

Dalila De Souza Ferreira

Práticas docentes em educação ambiental no ensino fundamental

16:30 – 17:00

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: DIDÁTICA, METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 102

14:00 – 14:15

Paola Rabelo Lopes

Reflexões na escola: investigação e intervenção no âmbito da brinquedoteca de uma escola de educação básica

14:15 – 14:30

Heliese Fabricia Pereira

CTS, educação científica e pesquisa: caminhos para a produção do conhecimento científico e formação da cidadania

14:30 – 14:45

Joyce Fernandes Figueiredo

O dilema da idade certa para alfabetização da criança

14:45 – 15:00

Patrícia Lopes Jorge Franco

Os pressupostos da perspectiva histórico-cultural e da didática desenvolvimental na educação dos motivos para o estudo

15:00 – 15:15

Clarice Carolina Ortiz De Camargo

As contribuições dos metodos de avaliação para a educação básica, na perspectiva da avaliação formativa

15:15 – 15:30

Alessandra Lucila De Sousa Nascimento

Didática na perspectiva hitórico-cultural um estudo sobre a teoria da atividade de a. N. Leontiev e a atividade de estudo de v. V. Davidov

15:30 – 15:45

Shirley Cristina Gonçalves Lopes

Tecnologias digitais e educação musical: o uso pedagógico do blog como estratégia de ensino musical

15:45 – 16:00

Adriana Rodrigues

A didática e a prática educativa intencional: algumas reflexões à luz da teoria histórico cultural

16:00 – 16:15

Gislaine Souza Silva

Adaptações nas metodologias no ensino de música para surdos: uma reflexão sobre a intervenção psicopedagógica nesse contexto

16:15 – 16:30

Vinícius Vieira Silva

Ensino da história local trabalho de campo e a construção da identidade

16:30 – 17:00

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: CURRÍCULO, LINGUAGENS E CULTURA

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5OB 307

08:30 – 08:45

Alaurinda Cristiani De Carvalho Barros

Africanidade na escola: as artes e o ensino religioso a caminho do conhecimento

08:45 – 09:00

Mariana Batista Do Nascimento Silva

Instrumentos avaliativos: o portfólio na produção de texto

09:00 – 09:15

Rafael Duarte Oliveira Venancio

O habitus e as notícias: questões analíticas acerca da formação prática-laboratorial do jornalista

09:15 – 09:30

Euzane Maria Cordeiro

A educação de jovens e adultos e as práticas educativas inclusivas

09:30 – 09:45

Mauricio Dos Reis Brasão

Educação e tecnologia: da neutralidade à cultura online

09:45 – 10:00

Jaqueline Da Silva Nascimento

Identidade docente no curso de pedagogia da faculdade federal de Uberlândia.

10:00 – 10:15

Angelica Pinho Martins Rocha

Currículo escolar: objetivo e sentido social do Grupo Escolar Professora Alice Paes (1965-1971) Uberlândia- Minas Gerais

10:15 – 10:30

Lucian Erlan Silva Domingues

Capoeira e formação cidadã: um estudo na cidade de Ituiutaba, Mg, Brasil.

10:30 – 10:45

Marcella Genaro Marques

A infância e o brincar: formação, concepção e desenvolvimento

10:45 – 11:00

Tamiris Alves Muniz

A disciplina ensino religioso e sua ressignificação a partir dos anos 1990

11:00 – 11:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: CURRÍCULO, LINGUAGENS E CULTURA

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 – 08:30

SALA: 5S 206

08:30 – 08:45

Rogério Justino

A verdadeira história dos três porquinhos: uma análise interdisciplinar

08:45 – 09:00

Claudio Gonçalves Prado

Devir-eterno: eram os deuses moleculares? – para além de uma única concepção de educação

09:00 – 09:15

Flávia Machado Dos Reis

Currículo e Conhecimento Escolar: Perspectivas Para o Ensino de Ciências

09:15 – 09:30

Carolina Rosa Travaglia

O tema sexualidade nos livros didáticos de biologia: a (des) articulação com a cultura

09:30 – 09:45

Gustavo Lopes Ferreira

Aproximando arte e ciência pela criação de um objeto expositivo em um museu de ciências

09:45 – 10:00

Vagner Limiro Coelho

Geografia e quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem: percepções e acepções sobre conteúdos/elementos geográficos em HQs da Turma da Mônica jovem

10:00 – 10:15

Franciele Amaral Rodrigues Dos Santos

A potencialidade das diferentes fontes e linguagens no processo de ensinar e aprender história

10:15 – 10:30

Cinthia Cristina De Oliveira Martins

Uma análise sobre o consumo dos meios midiáticos virtuais pelos jovens e a relação disso com sua formação escolar: pistas para (re)pensar o ensino de história

10:30 – 10:45

Bill Robson Monteiro Lisboa

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva

As relações de gênero nas histórias em quadrinhos infantis: em tela a Turma da Mônica

10:45 – 11:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: CURRÍCULO, LINGUAGENS E CULTURA

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 108

14:00 – 14:15

Márcia Guimarães De Freitas

John Dewey e a educação brasileira atual

14:15 – 14:30

Fabiana Cardoso Urzetta

Resistências e tensões no processo de formação continuada: o potencial de uma proposta colaborativa na transformação da prática docente

14:30 – 14:45

Camilla Aparecida Nogueira Dos Santos

A condição juvenil um estudo com jovens estudantes da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil

14:45 – 15:00

Natália Luiza Da Silva

Os recursos midiáticos - o cinema em foco

15:00 – 15:15

Maria Célia Borges

A formação de professores na UFTM: análise dos currículos dos cursos de licenciaturas apoiados pelo REUNI.

15:15 – 15:30

Viviane Raposo Pimenta

Multiletramentos: promovendo a aprendizagem significativa por meio dos movimentos pedagógicos propostos pelo grupo de Nova Londres

15:30 – 15:45

Solange Raquel Richter

A infância nas diretrizes curriculares de educação infantil 2003 do município de Uberlândia

15:45 – 16:00

Luciana Soares Muniz

Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e suas inter-relações com a condição de sujeito

16:00 – 16:15

Nathalie Palomares Posso

A formação histórica e os artefatos culturais: saberes e práticas de docentes e discentes.

16:15 – 16:45

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5S 207

08:30 – 08:45

Anderson Oramisio Santos

Apontamentos sobre a história da matemática e a formação docente nos primeiros anos do ensino fundamental

08:45 – 09:00

Fernanda Duarte Araújo Silva

Representações sociais dos participantes do curso de atendimento educacional especializado para alunos surdos sobre educação a distância.

09:00 – 09:15

Bruna Lorena Barbosa Moraes

O plano de ações articuladas e a formação de professores

09:15 – 09:30

Marina Ferreira De Souza Antunes

 

Formação continuada: implementando a reforma educacional no contexto nacional e mineiro

09:30 – 10:00

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5S 211

08:30 – 08:45

Pâmela Faria Oliveira

Compreendendo o cotidiano escolar da educação infantil: contribuições do estágio para o processo de formação inicial dos docentes

08:45 – 09:00

Benjamin Xavier De Paula

10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas

09:00 – 09:15

Elizabeth Lannes Bernardes

Piaget e os jogos: contribuições para uma pedagogia da infância

09:15 – 09:30

Fernanda Motta De Paula Resende

A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a formação docente

09:30 – 09:45

Flávia Motta De Paula Galvão

A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a formação docente

09:45 – 10:15

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5S 213

08:30 – 08:45

Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih

Formação do gestor educacional no contexto do PIBID gestão: uma análise na perspectiva gramsciana

08:45 – 09:00

Ana Lúcia De Paula Ferreira Nunes

Desenvolvimento profissional docente no ensino superior sob um novo olhar

09:00 – 09:15

Mariane Gomes Pereira

Possibilidades do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID no processo de alfabetização e letramento em uma escola de educação básica

09:15 – 09:30

Cristiane De Sene Moraes Oliveira

Pesquisando o próprio espaço: disciplina de aprendizagem e informática na sala de aula do curso de pedagogia e a formação e atuação de professores

09:30 – 09:45

Ana Flávia Gomes Garcia

Políticas públicas e precarização do trabalho docente: notas de pesquisa em andamento

09:45 – 10:00

Diva Souza Silva

O desenvolvimento profissional de professores na educação superior

10:00 – 10:15

Talamira Taita Rodrigues Brito

O Desenvolvimento Profissional de professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia e suas percepções quanto à sua condição profissional

10:15 – 10:30

Waleska Dayse Dias De Sousa

Diagnóstico de necessidades formativas dos professores da UFTM

10:30 – 10:45

Marcia Regina Gobatto

Possibilidades formativas no contexto do centro de formação e atualização das/os profissionais da educação básica de mato grosso

10:45 – 11:00

Erika Germanos

O encontro com a teoria na formação docente: por uma atitude filosófica

11:00 – 11:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 202

14:00 – 14:15

Viviane Rodrigues Alves De Moraes

As contribuições da investigação sobre a prática para a aprendizagem da docência na formação inicial.

14:15 – 14:30

Wanessa de Oliveira Juchem

Considerações para a educação escolar segundo os pensamentos de Vigotski.

14:30 – 14:45

Yara Borges Franco Rodovalho

Educação de jovens e adultos-EJA: saberes e fazeres da docência

14:45 – 15:00

Natália Luiza Da Silva

O professor do ensino superior: reflexões da contemporaneidade

15:00 – 15:15

Mauricio Dos Reis Brasão

Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação de professores

15:15 – 15:45

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

 

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 204

14:00 – 14:15

Mauricio Dos Reis Brasão

Formação de professores para o programa um computador por aluno

14:15 – 14:30

Waleska Dayse Dias De Sousa

Contexto, formação, trabalho e prática pedagógica: diagnóstico no ensino superior sob as bases da teoria histórico-cultural

14:30 – 14:45

Anderson Oramisio Santos

Cultura afro-brasileira e africana: políticas afirmativas e formação docente

14:45 – 15:00

Dalma Persia Nelly Alves Nunes

A formação de professores na educação superior e os desafios na articulação entres os saberes

15:00 – 15:15

Sandro Prado Santos

Aqui não é escola de bagunça, não pode travesti: a experiência da travestilidade na escola, a partir dos olhares das professoras, narrada pelas travestis

15:15 – 15:45

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 205

14:00 – 14:15

Marlucilena Pinheiro Da Silva

Docência universitária no curso de enfermagem: formação profissional, processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, associados ao princípio da integralidade.

14:15 – 14:30

Naiara Sousa Vilela

A formação de professores nas licenciaturas: os desafios emergentes na prática de ensino

14:30 – 14:45

Romana De Fátima Cordeiro Leite

A UNIMONTES e a educação superior em Montes Claros

14:45 – 15:00

Sangelita Miranda Franco Mariano

Docência no ensino superior: as implicações da formação e trabalho na constituição da identidade docente

15:00 – 15:15

Maria Aparecida Guerra Lage

Revisitando conceitos de pesquisa

15:15 – 15:30

Márcia Regina Gonçalves Cardoso

Tecnologias e práticas pedagógicas nos cursos superiores de formação de professores

15:30 – 15:45

Regina Lúcia Da Silva Nascimento

Leitura e literatura: subsídios para a formação do professor

15:45 – 16:00

Diana Rosa Martín Sospedra

Fundamentos para la formación docente del profesorado universitario desde una perspectiva desarrolladora del aprendizaje y la enseñanza

16:00 – 16:15

Diana Rosa Martín Sospedra

La formación docente del profesorado en el escenario universitario cubano

16:15 – 16:30

Dagmar Soares

Formação inicial: em foco o PIBID e suas contribuições para a formação inicial no curso de pedagogia da FACIP – UFU

16:30 – 17:00

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

14 DE NOVEMBRO DE 2013 - 14:00

SALA: 3D 207

14:00 – 14:15

Erika Germanos

A formação profissional do professor: desenvolvimento e aprendizagem docente por meio da práxis.

14:15 – 14:30

Luana Ferreira Santana

A formação de professores de história: um estudo com professoras de Capinópolis, Mg, Brasil

14:30 – 14:45

Vilma Campos Dos Santos Leite

Prelúdios no se fazer professor de teatro

14:45 – 15:00

Fernanda Borges Ferraz Lorena Franco

Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) e formação de professores conexões entre saberes da universidade e da educação básica

15:00 – 15:15

Arthane Menezes Figueirêdo

O curso de pedagogia e a prática docente: concepções de professoras dos primeiros anos do ensino fundamental

15:15 – 15:30

Vanuza Aparecida De Souza

Formação docente e o uso da informática na educação

15:30 – 15:45

Vanuza Aparecida De Souza

Gestão democrática da educação: um desafio na formação teórico-prática dos educadores

15:45 – 16:00

Marisa Pinheiro Mourão

Reflexões sobre o estágio supervionado na formação inicial de professores do curso de pedagogia

16:00 – 16:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

APRESENTAÇÕES ORAIS

 

EIXO: EDUCAÇÃO POPULAR

 

13 DE NOVEMBRO DE 2013 - 08:30

SALA: 5OB 305

08:30 – 08:45

Juliana Andrade Rocha

A educação de jovens e adultos e os processos de exclusão

08:45 – 09:00

Yara Borges Franco Rodovalho

Conselho Escolar e Gestao Democratica - Um caminho possível

09:00 – 09:15

Dalma Persia Nelly Alves Nunes

Educação popular: a educação de jovens e adultos em espaços não escolares

09:15 – 09:30

Lourdes Maria Campos Corrêa

Meio ambiente e saúde: a educação ambiental popular como possibilidade no controle da dengue

09:30 – 09:45

Rafael Martins Mendes

Uma análise dos GT's da ANPED acerca da concepção de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

09:45 – 10:00

Grazielle Eloísa Balduino

Significados e sentidos do (re)aprender sobre matemática, lúdico e crianças no espaço-tempo da escola

10:00 – 10:30

Debate das Apresentações

Tempo de Apresentação: 15 minutos

 

Relação de trabalhos aprovados

Adriana Carolina Soares dos Santos

A LITERATURA E SEU PAPEL HUMANIZADOR NA ALFABETIZAÇÃO

Adriana Cristina de Castro Custódio

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.436/02 NO CONTEXTO CURRICULAR DAS INTISTUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Adriana Rodrigues        

A DIDÁTICA E A PRÁTICA EDUCATIVA INTENCIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Aídes dos Santos Rodrigues     

DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS

ALAURINDA CRISTIANI DE CARVALHO BARROS               

AFRICANIDADE NA ESCOLA: AS ARTES E O ENSINO RELIGIOSO A CAMINHO DO CONHECIMENTO

Alessandra Lucila de Sousa Nascimento             

DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HITÓRICO-CULTURAL UM ESTUDO SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE DE A. N. LEONTIEV E A ATIVIDADE DE ESTUDO DE V. V. DAVIDOV

ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA             

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Ana Clara de Oliveira Queiroz

 JOGO DAS INTERAÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UM INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

ANA FLÁVIA GOMES GARCIA

POLÍTICAS PÚBLICAS E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:  NOTAS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes        

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR SOB UM NOVO OLHAR

Ana Paula Nogueira Paulino     

DANÇA-EDUCAÇÃO: ASPECTOS FAVORÁVEIS  À PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Paula Nogueira Paulino

RESUMO/ DANÇA-EDUCAÇÃO: ASPECTOS FAVORÁVEIS  À PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

ANDERSON ORAMISIO SANTOS              

APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA  E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS  PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANDERSON ORAMISIO SANTOS              

CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: POLÍTICAS AFIRMATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Angelica Pinho Martins Rocha

CURRÍCULO ESCOLAR: OBJETIVO E SENTIDO SOCIAL DO GRUPO ESCOLAR PROFESSORA ALICE PAES (1965-1971) UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS

Arthane Menezes Figueirêdo  

O CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DOCENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Benjamin Xavier de Paula

10 ANOS DA LEI FEDERAL Nº 10.639/2003 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA LEITURA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Bruna de sá vieira de Souza

Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento Educacional Especializado - Cepae: Experiências no processo de Inclusão no Ensino Superior

Bruna Lorena Barbosa Moraes

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Camila Rezende Oliveira

A MATEMÁTICA E O LUGAR TECNOLÓGICO NOS ANOS INICIAIS: OS PCN EM FOCO

Camila Turati Pessoa    

PAIS E EDUCADORES: IDENTIFICANDO SIGNIFICADOS A RESPEITO DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

Camilla Aparecida Nogueira dos Santos             

A CONDIÇÃO JUVENIL UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DA CIDADE DE ITUIUTABA, MG, BRASIL

Carla Barbosa Alves      

A ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: SEUS SABERES E FAZERES

Carla Beatriz Rodrigues Silva

DESAFIOS À INCLUSÃO: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

CAROLINA ALVIM SCARABUCCI DE OLIVEIRA

TDAH: a importância de um diagnóstico multidisciplinar

CAROLINA ROSA TRAVAGLIA

O TEMA SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: A (DES) ARTICULAÇÃO COM A CULTURA

CINTHIA CRISTINA DE OLIVEIRA MARTINS         

UMA ANÁLISE SOBRE O CONSUMO DOS MEIOS MIDIÁTICOS VIRTUAIS PELOS JOVENS E A RELAÇÃO DISSO COM SUA FORMAÇÃO ESCOLAR: pistas para  (re)pensar o ensino de História

CLARICE CAROLINA ORTIZ DE CAMARGO           

AS CONTRIBUIÇÕES DOS METODOS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Cláudia Silva de Souza

PROJETO AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

CLAUDIO GONÇALVES PRADO

DEVIR-ETERNO: ERAM OS DEUSES MOLECULARES? – PARA ALÉM DE UMA ÚNICA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

Cristiane da Silva Santos            

EDUCAÇÃO SUPERIOR E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS

Cristiane da Silva Santos            

EDUCAÇÃO SUPERIOR E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS

Cristiane de Sene Moraes Oliveira       

PESQUISANDO O PRÓPRIO ESPAÇO: DISCIPLINA DE APRENDIZAGEM E INFORMÁTICA NA SALA DE AULA DO CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES

DAGMAR SOARES          

FORMAÇÃO INICIAL: EM FOCO O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACIP – UFU

Dalila de Souza Ferreira             

PRÁTICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

dalma persia nelly alves nunes

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRES OS SABERES

dalma persia nelly alves nunes              

EDUCAÇÃO POPULAR: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Diana Rosa Martín Sospedra

FUNDAMENTOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE DEL PROFESORADO UNIVERSITARIO DESDE UNA PERSPECTIVA DESARROLLADORA DEL APRENDIZAJE Y LA ENSEÑANZA

Diana Rosa Martín Sospedra    

LA FORMACIÓN DOCENTE DEL PROFESORADO EN EL ESCENARIO UNIVERSITARIO CUBANO

Diva Souza Silva

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Elizabeth Lannes Bernardes

PIAGET E OS JOGOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA

Erika Germanos

O encontro com a teoria na formação docente: por uma atitude filosófica.

Erika Germanos              

A formação profissional do professor: desenvolvimento e aprendizagem docente por meio da práxis.

EUZANE MARIA CORDEIRO

UM ESTUDO PSICOPEDAGÓGICO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

EUZANE MARIA CORDEIRO

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS

Fabiana Cardoso Urzetta

RESISTÊNCIAS E TENSÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O POTENCIAL DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA NA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Fernanda Borges Ferraz Lorena Franco

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONEXÕES ENTRE SABERES DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fernanda Duarte Araújo Silva

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS

Fernanda Duarte Araújo Silva  

"REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA."

Fernanda Duarte Araújo Silva  

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS

Fernanda Motta de Paula Resende

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE

Flávia Machado dos Reis

Currículo e Conhecimento Escolar: Perspectivas Para o Ensino de Ciências

Flávia Motta de Paula Galvão  

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE

Flávia Motta de Paula Galvão  

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo    

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CRIANÇAS: UM PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES E UM CONSUMO CONSCIENTE

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo

A FORMAÇÃO DO ALUNO DE PEDAGOGIA E A RELAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FRANCIELE AMARAL RODRIGUES DOS SANTOS                A

 POTENCIALIDADE DAS DIFERENTES FONTES E LINGUAGENS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA

Gislaine Sousa Silva     

Adaptações nas metodologias no ensino de música para surdos: uma reflexão sobre a intervenção psicopedagógica nesse contexto

GRAZIELLE ELOÍSA BALDUINO  

SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO (RE)APRENDER SOBRE MATEMÁTICA, LÚDICO E CRIANÇAS NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA

GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Gustavo Lopes Ferreira              

APROXIMANDO ARTE E CIÊNCIA PELA CRIAÇÃO DE UM OBJETO EXPOSITIVO EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS

Heliese Fabricia Pereira             

CTS, educação científica e pesquisa: caminhos para a produção do conhecimento científico e formação da cidadania

Ingrid Gomes   

DIALOGANDO COM A ALTERIDADE

Jaqueline da Silva Nascimento

IDENTIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

Jaqueline da Silva Nascimento               

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Jordana Santos Kallas  

O DIREITO DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Joyce Fernandes Figueiredo    

O dilema da idade certa para alfabetização da criança

JULIANA ANDRADE ROCHA       

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO

Juliana Vilela Alves

O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS – NAPNE DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO: DESAFIOS DE IMPLEMETAÇÃO

keila de fatima resende             

AVALIAÇÃO NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DESSE PROCESSO NA INFÂNCIA

Klênio Antônio Sousa  

Contribuições da Psicologia na construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Educação Básica

Lara Carolina Menezes

O PEDAGOGO E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DE INTERVENÇÃO

Lasara Marcelle Dutra Machado

ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM UMA CRIANÇA DE QUATRO ANOS EM ESTADO ONCOLÓGICO

Lavine Rocha Cardoso Ferreira

Inclusão escolar, síndrome de down, currículo, avaliação, pesquisa-ação.

Léa Anny de Oliveira Moraes

PERFIL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA BIBLIOTECA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

Lília Maria Mendes Bernardi    

CUIDAR E/OU EDUCAR: concepções de Educação Infantil adotadas nas creches de Ituiutaba-MG

Liliane dos Guimarães Alvim Nunes     

INTERVENÇÕES PSICOEDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PSICOLOGIA PROMOVENDO AÇÕES FORMATIVAS COM AS CRIANÇAS

Lourdes Maria Campos Corrêa

MEIO AMBIENTE E SAÚDE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR COMO POSSIBILIDADE NO CONTROLE DA DENGUE

Luana Ferreira Santana

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE CAPINÓPOLIS, MG, BRASIL

LUCIAN ERLAN SILVA DOMINGUES

CAPOEIRA E FORMAÇÃO CIDADÃ: UM ESTUDO NA CIDADE DE ITUIUTABA, MG, BRASIL.

Luciana Soares Muniz  

APRENDIZAGEM CRIATIVA DA LEITURA E DA ESCRITA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A CONDIÇÃO DE SUJEITO

Ludmila Nogueira de Almeida

PSICOPEDAGOGIA DO ESPÍRITO - A pedagogia e a psicologia espíritas unidas para a Educação do SER INTEGRAL

Marcella Genaro Marques        

A INFÂNCIA E O BRINCAR: FORMAÇÃO, CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

Márcia Guimarães de Freitas   

John Dewey e a educação brasileira atual

Marcia regina Gobatto

POSSIBILIDADES FORMATIVAS NO CONTEXTO DO CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO

Márcia Regina Gonçalves Cardoso

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS

Márcia Regina Gonçalves Cardoso

TECNOLOGIAS e PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

MARIA APARECIDA GUERRA LAGE        

REVISITANDO CONCEITOS DE PESQUISA

Maria Betânia Tenório Nunes

OS COORDENADORES COGNITIVOS COMO REFERÊNCIA NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Maria Célia Borges

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFTM:  ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS APOIADOS PELO REUNI.

MARIA DO CARMO DA SILVA SANTOS

A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA

MARIANA BATISTA DO NASCIMENTO SILVA

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: O PORTFÓLIO NA PRODUÇÃO DE TEXTO

Mariana de Lima Alves Hathenher        

A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SURDO

MARIANE GOMES PEREIRA       

POSSIBILIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih  

FORMAÇÃO DO GESTOR EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO PIBID GESTÃO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA GRAMSCIANA

Marina Ferreira de Souza Antunes        

FORMAÇÃO CONTINUADA: IMPLEMENTANDO A REFORMA EDUCACIONAL NO CONTEXTO NACIONAL E MINEIRO

Marisa Pinheiro Mourão            

REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

MARIVANIA XAVIER CAVALCANTI         

AS QUESTÕES ÉTNICORRACIAIS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE DIVERSIDADE E A LEI 10.639/03

MARLUCILENA PINHEIRO DA SILVA      

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SABERES DOCENTES E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ASSOCIADOS AO PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE.

Mauricio dos Reis Brasão           

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DA NEUTRALIDADE À CULTURA ONLINE

Nathalie Palomares Posso        

Mauricio dos Reis Brasão           

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO

Mauricio dos Reis Brasão           

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NAIARA SOUSA VILELA

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: OS DESAFIOS EMERGENTES NA PRÁTICA DE ENSINO

Natália Luiza da Silva

O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES DA  CONTEMPORANEIDADE

Natália Luiza da Silva   

OS RECURSOS MIDIÁTICOS - O CINEMA EM FOCO

Nathalie Palomares Posso

 

A FORMAÇÃO HISTÓRICA E OS ARTEFATOS CULTURAIS: SABERES E PRÁTICAS DE DOCENTES E DISCENTES.

Neil Franco Pereira de Almeida

CORPO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇAS URBANAS NA ESCOLA

Nélia Angélica de Araújo

Deficiência Intelectual: Atendimento Educacional Especializado e Sala Comum (Estudo de Caso)

Pâmela Faria Oliveira  

COMPREENDENDO O COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES.

Paola Rabelo Lopes      

REFLEXÕES NA ESCOLA: INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA BRINQUEDOTECA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PATRÍCIA LOPES JORGE FRANCO            

OS PRESSUPOSTOS DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NA EDUCAÇÃO DOS MOTIVOS PARA O ESTUDO

PAULA AMARAL FARIA

PAR EDUCATIVO: REVELANDO CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS

Pérsia Karine Rodrigues Kabata Ferreira

VITÓRIO FÉ NA VIDA: INTERVENÇOES PSICOPEDAGÓGICAS NO CONTEXTO HOSPITALAR

Rafael Duarte Oliveira Venancio

O HABITUS E AS NOTÍCIAS: QUESTÕES ANALÍTICAS ACERCA DA FORMAÇÃO PRÁTICA-LABORATORIAL DO JORNALISTA

Rafael Martins Mendes

Uma análise dos GT's da ANPED acerca da concepção de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Raquel Pereira Soares

A inserção do jornal na sala de aula como recurso da aprendizagem da leitura

Regina Lúcia da Silva Nascimento

LEITURA E LITERATURA: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

RICARDO FERREIRA DE CARVALHO

Tecnologias digitais na educação superior: o uso do programa Scribus no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia

Rogério Justino

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR

Romana de Fátima Cordeiro Leite         

A UNIMONTES E A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MONTES CLAROS

Rosane Cristina de Oliveira Santos       

Aulas de Libras e o Professor surdo diante de alunos ouvintes sem a presença do intérprete - breves relatos

Rutiléia Maria de Lima Portes 

Desafios e perspectivas na utilização das tics no contexto educativo de crianças com deficiência visual

Sandro Prado Santos

AQUI NÃO É ESCOLA DE BAGUNÇA, NÃO PODE TRAVESTI: A EXPERIÊNCIA DA TRAVESTILIDADE NA ESCOLA, A PARTIR DOS OLHARES DAS PROFESSORAS, NARRADA PELAS TRAVESTIS

Sangelita Miranda Franco Mariano       

Docência no ensino superior: as implicações da formação e trabalho na constituição da identidade docente

Sangelita Miranda Franco Mariano

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PÚBLICO-PRIVADO DA EDUCAÇÃO

SHIRLEY CRISTINA GONÇALVES LOPES

TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MUSICAL: O USO PEDAGÓGICO DO BLOG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO MUSICAL

SHIRLEY CRISTINA GONÇALVES LOPES

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA

Silvana Rodrigues da Silva         

O ESTRESSE VIVENCIADO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DE UM GRUPO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Sílvia Maria Aparecida Vitorino              

TIC NA ESCOLA: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA EDUCOMUNI@TIVA NUMA PERSPECTIVA MIDIÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Solange Raquel Richter

A INFÂNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2003 DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA

talamira taita rodrigues brito   

O Desenvolvimento Profissional de professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia e suas percepções quanto à sua condição profissional

Tamiris Alves Muniz     

A disciplina Ensino Religioso e sua ressignificação a partir dos anos 1990

Taynara Martins Resende          

A Biblioteca escolar: Espaço de participação, descobertas e ensino-aprendizagem

Taynara Martins Resende          

O Intérprete da Língua de Sinais: Possibilidades e Desafios

Vagner Limiro Coelho

"GEOGRAFIA E QUADRINHOS   NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES E ACEPÇÕES SOBRE CONTEÚDOS/ELEMENTOS GEOGRÁFICOS EM HQS DA TURMA DA MÔNICA JOVEM"

Vanilda Aparecida de Souza     

LIMITES E AS POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL

Vanuza Aparecida de Souza      

FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Vanuza Aparecida de Souza      

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS EDUCADORES

vilma campos dos santos leite

PRELÚDIOS NO SE FAZER PROFESSOR DE TEATRO

Vinícius Vieira Silva      

A INTERDISCIPLINARIDADE ALÉM DE UMA ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR

Vinícius Vieira Silva

ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL TRABALHO DE CAMPO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Vinícius Vieira Silva

PEDAGOGIA DE PROJETOS NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA DE EDUCAÇÃO

Viviane Raposo Pimenta            

MULTILETRAMENTOS: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DOS MOVIMENTOS PEDAGÓGICOS PROPOSTOS PELO GRUPO DE NOVA LONDRES

Viviane Raposo Pimenta            

Ensino e produção de textos: promovendo o hábito da leitura e da escrita por meio da aprendizagem significativa

VIVIANE RODRIGUES ALVES DE MORAES           

AS CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL.

WALESKA DAYSE DIAS DE SOUSA

DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DA UFTM

WALESKA DAYSE DIAS DE SOUSA           

CONTEXTO, FORMAÇÃO, TRABALHO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIAGNÓSTICO NO ENSINO SUPERIOR SOB AS BASES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Wanessa de Oliveira Juchem

CONSIDERAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR SEGUNDO OS PENSAMENTOS DE VIGOTSKI.

Yara Borges Franco Rodovalho

Conselho Escolar e Gestao Democratica - Um caminho possível

Yara Borges Franco Rodovalho

 

Educação de Jovens e Adultos-EJA: Saberes e fazeres da docência

Normas para apresentação de trabalhos

Modalidade: Comunicação oral. No ato da inscrição o(s) autor(es) deve(m) indicar o Eixo temático ao qual se vincula seu trabalho.

Condições gerais para inscrição de trabalho

  1. Estar inscrito no evento.
  2. Cada participante poderá inscrever, no máximo, três trabalhos.
  3. Em caso de trabalhos em co-autoria, os co-autores devem também se inscrever.

Instruções para envio

No ato da inscrição, deverão ser encaminhados os textos do resumo e do trabalho completo em um único arquivo. Não serão aceitos trabalhos incompletos. Os resumos e os textos completos aprovados pela comissão científica serão publicados em Anais, com ISSN, na página do evento.

Atenção! O resumo e o texto completo deverão ser identificados pelo título do trabalho.  Para enviar os trabalhos acesse (link da FAU)
A lista de trabalhos aprovados será divulgada no dia 09/09/2013.

Resumo: O resumo do trabalho deve apresentar de 300 a 400 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento simples; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras (apenas texto).

Trabalho completo: O texto completo deverá apresentar as especificações de formatação indicadas a seguir, seguindo o modelo proposto. Favor utilizar notas de fim, se for necessário, antes da bibliografia.

Formatação do trabalho completo:

  • O trabalho completo deverá ter de 3.200 a 4.000 palavras (de 8 a 10 páginas), incluindo notas  e bibliografia.
  • Papel tamanho A4.
  • Programa Word for Windows (versão 2003 ou superior).
  • Fonte Times New Roman.
  • Tamanho 12.
  • Espaçamento 1,5.
  • Margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0.
  • Alinhamento justificado.
  • Título em maiúsculo, centralizado e em negrito.
  • Nome do(s) autor(es) alinhado à direita depois de uma linha de espaço do título.
  • Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), também alinhado à direita.
  • Endereço eletrônico logo abaixo da vinculação institucional.
  • Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho.
  • Depois de duas linhas de espaço, as notas de fim, se forem necessárias.
  • Depois de duas linhas de espaço, a bibliografia, apresentada segundo as normas da ABNT.

Obs.: Os textos que não obedecerem a essas instruções não serão aprovados pela comissão científica